Lençóis Maranhense viagem dos sonhos.

10/24/2015 04:29:00 PM www.mulatadourada,com.br 4 Commentário



O paraíso do Nordeste Brasileiro

Local onde Deus parou e desenhou com amor



Olá douradas(os)! Tudo bem?

Comigo continua tudo ótimo como sempre e eu só tenho a agradecer a Deus e a minha família por me fazerem tão feliz e me proporcionarem maravilhas na minha vida. 

E entre tantas maravilhas uma é viajar. Gente, eu e minha família amamos viajar e curto muito as viagens que fazemos. Geralmente costumo guardar tudo na memoria, nos meus albuns de fotos, algumas postagens no Facebook e no meu Instagram. Sempre tive vergonha de publicar aqui no Blog e as pessoas acharem que estou ostentando, mas... depois que conheci a Adriana do Blog http://www.garotadamamae.com.br/ , ela tem me dado forças pra fazer esse tipo de postagem. Resolvi ouvir seus conselhos e agora postarei  minhas aventuras de viagem aqui no Blog, então se preparem para viajar comigo.

Então vamos fazer a nossa primeira viagem?

E hoje terei o prazer de levar você  em um passeio de tirar o folego. Vamos para o Maranhão, minha cidade natal. Eu já fiz esse passeio umas 3 vezes e não me canso de voltar e repetir quantas vezes eu desejar, é tudo tão encantador e maravilhoso que a vontade do "quero mais" sempre vence.

                                      POR ONDE ANDEI
lençoes+maranhense

                                  LENÇÓIS MARANHENSE
lençoes+maranhense

COMO CHEGAR: Eu e minha família saímos do Rio de Janeiro de avião com destino a São Luis do Maranhão, onde tudo começa. Dependendo da hora que você chegar em São Luis,  vale a pena ficar em um hotel na cidade, pois até o destino dos Lençóis ainda irá você percorrer alguns bons quilômetros, de 3 a 5 horas de viagem, dependendo do período escolhido. 

Os passeios se concentram na Cidade de Barreirinhas ponto de partida para os Lençóis. De Barreirinhas você pode contar com várias agências de turismos para os diversos passeios existentes. 

Chegando em Barreirinhas não se assuste,  eu falo isso porque você já vai na expectativa de encontrar de cara uma vista magnifica e não é bem assim. Calma! A Cidade é pequena tem seu encanto mas o que vai deixar você deslumbrado não está na cidade de Barreirinha lá é o ponto de partida.


                           Cidade de Barreirinhas Maranhão
lençoes+maranhense

lençoes+maranhense+ barreirinhas

barreirinhas

POUSADAS: É sempre bom reservar a pousada ou hotel com antecedência. O melhor local para pesquisas é no Booking.com:
 http://www.booking.com/index.pt-br.html?label=gen173nr-13CAEoggJCAlhYSDNiBW5vcmVmaCCIAQGYAS24AQTIAQTYAQHoAQE;sid=2c07c5f4beb9990d9f0d5592399be428;dcid=1;bb_ltbi=0&sb_price_type=total& 
Onde sempre faço minhas reservas. Desta vez fiquei na Pousada dos Idosos mais fofos desse mundo chamada Toca do Vaidoso. Lá parece uma toca mesmo. Chegando fomos recebidos pelo casal de proprietários "fofos", muito simpáticos e por uma assistente que parece uma india, uma amor de pessoa. Eu super indico. E se você quiser entrar em contatoé só clicar no link a seguir
 https://www.facebook.com/Pousada-Toca-do-Vaidoso-1592206731019346/ 
e não esqueça de falar que você viu aqui através desse blog. 
Só pra lembrar, não estou ganhando nada pra fazer essa divulgação. É de coração mesmo. 
                                      Pousada do Vaidoso
barreirinhas+pousada+vaidoso














O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem 155 mil hectares de extensão  quase quatro vezes o tamanho da Suíça. Uma imensidão de dunas de areia branquinha e a areia? Não é quente com lagoas de águas cristalinas. O parque fica nos Grandes Lençóis, na Cidade de Santo AmaroPara chegar a Santo Amaro, partindo de São Luís, são 250 km por estrada de asfalto, mais 37 km por trilha de areia e, às vezes, pela água. No caminho só passam veículo 4x4. 


EM QUANTOS DIAS VOCÊ FAZ OS PASSEIOS?

Depende da sua disponibilidade de tempo. Geralmente eu fico uma semana na Cidade. Quanto a isso basta você se programar e escolher o que é melhor pra você. Porque não é só os Lençóis para visitar. Se a sua viagem for somente para ver os Grandes Lençóis tudo bem, em 1(um) dia você faz esse passeio. Mas o bom é fazer os outros passeios também. Eu super recomendo. Tudo bem que não vai sair tão barato afinal ainda tem a parte da alimentação, das comprinhas nas lojas de artesanatos entre outros gastos, mas vale muito a pena conhecer . 



Geralmente os Hotéis tem parcerias com as agências de Turismo e o preço não tem muita diferença mas, vale pesquisar. No dia do passeio só carros 4x4 ou Jeeps Bandeirantes tipo jardineiras encaram a aventura. Eles saem da agencia e vão pegando os passageiros de hotel em hotel. Em cada jardineira cabe até 15 passageiros. 
Aviso aos aventureiros: - acordar cedo! Isso mesmo! Os passeios tem saída com hora marcada 8:00 hs da manhã. Para quem não gosta de acordar cedo é a tréva. Mas, vale muito a pena, vai por mim. Outra coisa, esteja preparado fisicamente, porque o sol é quente o calor é intenso apesar do vento constante. Você irá precisar de forças nas pernas, e lembre-se você estará indo para o deserto, muita areia, dunas, sobe e desce sem fim.

Uma coisa que eu fiquei super preocupada quando fui pela primeira vez foi com a areia quente dos Lençóis, eu já imaginava meus pés pegando fogo com a areia. Mas que nada. Acredite! Mesmo com o sol escaldante a areia não é quente e você pode sentir a energia da areia com os pés descalços. 


Protetor solar, chapéu sem furinhos tá gente! Chapéu e camisas com proteção solar, blusas de mangas compridas, filtro solar, sunga, bikine, maiô, toalha, uma muda de roupa, um lanchinho e muita água pra beber não pode faltar na sua mochila, eles são fundamentais para o sucesso do seu passeio. 
Leve o minimo de coisas possível, só não esquece da câmera para o registro de um dos lugares mais lindo do mundo. Mas calma! Lá nesse deserto lindo e maravilhoso tem as lagoas onde você vai poder refrescar o corpo dando vários mergulhos em águas cristalinas. Detalhe...a água é doce!!!!  #bomdemais.


Proteção nunca é d+ o sol lá é um pra cada pessoa.


OS PASSEIOS QUE FIZ.


PEQUENOS LENÇÓIS e FAROL: Esse você vai de lancha descendo o rio Preguiça, Vassouras (pequenos Lencóis) até chegar em Caburé, foz do rio Preguiça, encontro do rio com o mar, um local exuberante. Quando você chega já se encanta com as pequenas dunas e com um milagre da natureza, de um lado das dunas fica o mar e do outro o rio (onde eu tive a sorte de encontrar com a coruja mais linda desse mundo), sem falar nas comidas típicas dos restaurantes e com redes para você descansar e curtir a beleza do lugar. Depois o passeio se estende até o Farol.
















  Gente, e essa coruja linda que eu me emocionei com ela nas mãos.
Foi um marco na minha vida. Sinal de muita sorte vindo pelo frente. Abençoa Senhor!


      FAROL: Que fica em Vassouras, a vista lá de cima é linda!






GRANDES LENÇÓIS: Esse é o passeio principal e quem te leva é a jardineira Bandeirantes 4X4, para as dunas e lagoas encantadoras. A aventura é boa, estrada de areia, muito verde, travessias em lagos, e muito sacolejo (balanço) e se prepare para ver uma vista deslumbrante onde Deus desenhou com pinceis especiais. Lembrando que as Dunas dos Lençóis nunca são as mesmas, o vento é muito forte e ele se encarrega de mudar as posições todos os dias das mesmas. Coisa de Deus. muito lindo! O por do sol é um espetáculo a parte. 









AS PRINCIPAIS LAGOAS: Lagoa Azul, Lagoa Bonita, Lagoa da Esmeralda, lagoa da Preguiça, lagoa da Paz, Lagoa do Clone, Lagoa do Peixe, Lagoa do Maçarico, Lagoa da Esperança entre outras.















RIO CARDOSA: Esse passeio sempre deixo por ultimo, este é pra relaxar curtir e refrescar o calor. Esse você também vai de 4X4 mata a dentro até chegar no rio de águas mansas geladinha............. onde você vai descer em bóias de pneus de carro e brincar como se fosse criança nas águas apreciando a natureza, o canto dos pássaros, a vegetação, as vitórias régias, os bambuzais, jogando conversa fora e rindo a toa. Maravilhoso!


















E passeios nunca faltam, as 3 vezes que fui fiz esses mesmos passeios porque eu amo. Mas tem outros e o próximo que farei vai ser para  Atins na mesma região (um local para se desligar, nem celular pega, totalmente isolado até para se chegar).
E que tal agora se deliciar com as comidas tipicas ? 


                                          Essa fruta é o Buriti



                               Sorvete de Açaí com goiaba

Camarões. No Maranhão você como camarão sem susto, além de ser fresquinhos o preço é maravilhosos.



Açai feito na hora. A tradição no Maranhão é comer o açaí com camarão e farinha biribinha.





           Carangueijos é um prato típico e o preço muito bom.




Ostras, se você é amante de ostras como eu, pode se jogar e comer até passar mal, porque lá a duzia só custa 10,00 reais. 

guaraná Jesus

guarana+jesus

O refrigerante chamado Guaraná Jesus, é tudo de bom, convido você a provar o sabor deste refrigerante. É único. Só uma dica, Guaraná Jesus é igual a Açai, a primeira vez que você prova acha horrivel mas, na segunda vez você ama.











                                  Arroz de cuxá tradição






APRENDA FAZER ARROZ DE CUXA
Créditos para o site G1

 Maranhão, durante o período junino, o prato principal que não pode faltar nos arraiais é o arroz de cuxá, que fica ainda mais valorizado quando servido com peixe frito. A iguaria também pode ser preparada com farinha seca e pimenta de cheiro, além da vinagreira (verdura comum no estado), gergelim e camarão seco.
Segundo os historiadores, o arroz de cuxá trouxe para o Maranhão a influência da culinária africana. Mas por São Luís ter sido a única capital brasileira fundada pelos franceses, o toque daquele país, reconhecido pela gastronomia, também não poderia ficar de fora.
O resultado dessa mistura você confere abaixo na receita que mostra a essência da identidade maranhense.




OBS.:  A receita do arroz de cuxa foi retirada do site G1. O restante da matéria é toda exclusiva do Blog Mulata Dourada. 
E é isso Douradas(os) Esse  foi o nosso primeiro passeio de vários que postarei por aqui.

Espero que tenham gostado. Deixa seu comentário e sugestões de post sobre um local que você queira conhecer, se eu tiver ido farei um post aqui pra você. Beijos Dourados para vocês!!!!




Postagens Relacionadas

4 comentários:

  1. Prima fico muito feliz,em ver que sua primeira postagem ,foi do seu estado de origem,você valoriza muito suas origens,me sinto orgulhosa,realmente o Maranhão possui lindas riquezas naturais e que merecem ser reconhecidas a nível de Brasil,em seu próximo passeio sugiro as lagoas de Santo Amaro , a lagoa do cassó e o povoado de atins que ficam um pouco afastados de Barreirinhas,grandes esportistas vão para treinar nesses lugares.beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Oii Gracy, amei o post. Que lugar mais lindo e encantador que é o Maranhão, nunca tinha parado para observar essa cidade! E o sorvete de açai me deu água na boca kkkk amo açai <3 Tenho muita vontade de conhecer Búzios e em breve farei uma viagem para Arraial do Cabo, você já visitou um desses lugares? Se sim quero post hein!! haha

    Beijos da Lary <3
    Blog Vaidade Da Lary

    ResponderExcluir
  3. Fantástico!! Amei sua matéria, as descrições são excelentes e não deixam nada a deseja! Muito obrigada! Pelos elogios e por ter cuidados dos meus tão "Fofos Papitos".
    A Fan Page da Toca do Vaidoso é:

    https://www.facebook.com/Pousada-Toca-do-Vaidoso-1592206731019346/

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100009348891486&fref=ts

    Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  4. Janety Carvalho Cezar10:13 PM, novembro 08, 2015

    Mana que matéria! muito lindo !tudo lindo! mãe linda ! família linda!lugar lindo! Saudades mil

    ResponderExcluir

Olá Leitores(as) Seja bem vindos! e uma(um) SEGUIDOR VIP.

Na parte SEGUIDORES DO BLOG, clique em PARTICIPAR DESTE SITE. E Cadastre-se.

Aviso: Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas. Beijos dourados