Escalda-pés o alívio imediato

11/10/2013 11:53:00 PM www.mulatadourada,com.br 2 Commentário

Olá meninas e meninos,
Hoje vamos falar dos nossos pés, um pedacinho do nosso corpo que tem função importantíssima em nossas vidas e que raramente cuidamos deles como deveríamos.

Isso serve pra todos(as) que passam o dia com seus pés abafados, apertados por sapatos em geral e principalmente para as mulheres do Samba. E como o carnaval para quem é do ramo já chegou, lembrei de nós Passistas, Rainhas, Musas, Princesas e afins  de Escolas de samba. E este post foi inspirado em nós passistas que quando chega essa época do Ano com os ensaios das Escolas de sambas (que são muitas) 90% do nosso corpo amam, mas tem uma parte dele que são os nossos pés que não gosta nada da ideia de passar o dia e a noite  sendo esmagados  por um belo par de sandálias e de preferência aquelas mais altas possíveis.(Nossos plataformas que amamos).
Quando estamos lá no fervo (Samba) pode cair o mundo que não estamos nem ai, o importante na hora  "H" é sambar.
Dai esquecemos que temos pés apesar de precisamos deles, as meninas com os plataformas nas alturas, os meninos apesar dos seus  sapatos serem baixinhos o ritmo do samba é igual pra todos. Depois a festa acaba, ai vem à lembrança que temos pés e que os coitados foram mutilados, pisados, apertados, massacrados  e... Ufa!  Chegamos em casa, ai vem aquela frase que todos(as) nós já conhecemos.

“Ai!!!! Meus pezinhos!!!!" Tá rindo? É isso mesmo!

Ai eu pergunto. O que você faz pra aliviar essa dor horrível que sentimos nos nossos pés depois do samba, do dia de trabalho, das sapatilhas de balé, botas, e etc.?  E eu respondo. Escalda- pés neles .
Porque no dia seguinte tem mais samba, mais dia de trabalho, mais sapatos e eu vou precisar novamente dos meus pezinhos perfeitinhos e sem dores.

Gente! O Escalda-pés. É um santo remédio, é tão santo que inclusive tem uma passagem bíblica que envolve esta prática: No Cenáculo, durante a Ceia Pascal, Jesus como Mestre e Senhor, pega uma bacia e lava os pés dos discípulos. Na tradição judaica, oferecer água para lavar os pés era sinal de hospitalidade e acolhida, Em várias tradições orientais oferecer água para lavar os pés também mostrava um sinal de respeito e acolhimento por parte do anfitrião, olha que Chic. Na medicina tradicional chinesa, o escalda-pés é usado amplamente em diversas situações clínicas. O escalda-pés muitas vezes nos foi apresentado por nossas avós. E a minha é adepta a essa pratica, e eu como não sou boba nem nada já peguei o segredinho dela e vou compartilhar com vocês.  Experimenta faz o teste e depois divulga aqui no blog o que você achou.

 Os óleos por serem aromáticos servem para relaxar, ativar os sentidos, e esquentar uma noite de amor. Lavanda acalma. Hortelã pimenta pra despertar, e almíscar para uma noite de aventuras (kkkkk)
Toalhas pra secar os pés. E meias, não ponha os pés no chão frio depois do Escalda-pés.

Um detalhe importante: se o seu pé estiver com aqueles bolhas cheios de água NÃO FAZ o escalda-pés com água quente. Essa bolha é um calo  e ele pode estourar, e com a água quente vai doer mais ainda. Neste caso aconselho o Escalda-pés com água geladinha.
As pedras atuam como massagistas.

Não esqueça a temperatura da água tem que ser bem quente, vai pondo aos poucos até o seu limite.(mas por favor não tão quente, cuidado pra não se queimar)

O Escalda-pés serve para tirar o cansaço dos pés como também para prevenir resfriados.
Lembre-se, depois que fizer o escalda-pés com água quente, não pode pegar friagem, cuidado com o ar condicionado se for o caso cubra-se com o edredom.

Então vamos lá, você vai precisar de:

Uma bacia
Uma chaleira
Água morna e quente
Sal grosso
Sais de banho
Óleos aromáticos (eu gosto de alfazema ajuda a relaxar )
Pedrinhas ou bolas de gude (pra massagear)
Ervas aromática (de sua preferência)
Flores pra enfeitar
Toalhas  e meias

1)    Em uma bacia larga que possa acomodar seus pés e que possa conter água até metade de sua perna/canela (não adianta fazer escalda-pés com a água apenas na sola dos pés, não vai surgir efeito);

2)    Coloque um pouco de água morna do chuveiro na bacia junto a um punhado de sal grosso, + um punhado de sais de banho + 5 gotas de óleo aromático + as bolinhas de gude ou pedrinhas de rio + as flores

3)    Esquente uma chaleira grande com água;

4)    Pegue toalha para secar os pés logo depois de tirá-los da água;

5)    Pegue meias e calça de agasalho para se aquecer e não pegar frio logo depois se o escalda-pés for para resfriado (pegar frio depois pode piorar o quadro de resfriado e gripe)

6)    Coloque os pés na água, vá colocando aos poucos a água da chaleira, mantendo a temperatura elevada (cuidado para não se queimar!);

7)    O procedimento tem a duração no mínimo 25 minutos.
  
8)    Querendo aumentar o efeito do calor, pode se cobrir e colocar uma touca na cabeça.( no caso de resfriado)

9) Quando terminar, enxugue rapidamente os pés, coloque meias, calçados e vai direto para a cama só tomando o cuidado com corrente de vento e ar condicionado.

Pronto, você terá uma bela noite de sono e seus pés no dia seguinte estarão ótimos! E se você é uma (um) passista deite um pouco como é de costume só pra descansar  o esqueleto, e quando você levantar da cama por os pês no chão veras a diferença. Aí ninguém te segura logo mais no Samba.
Um forte abraço.

E se você gostou deixe seu comentário e seja uma seguidora .

Postagens Relacionadas

2 comentários:

  1. Adorei a ideia. O problema e a preguiça de fazer todo dia. Otima dica!

    ResponderExcluir
  2. que delicia deu vontade de fazer um agora .to precisada

    ResponderExcluir

Olá Leitores(as) Seja bem vindos! e uma(um) SEGUIDOR VIP.

Na parte SEGUIDORES DO BLOG, clique em PARTICIPAR DESTE SITE. E Cadastre-se.

Aviso: Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas. Beijos dourados