Transição capilar, minha historia parte 1- por Mulata Dourada

4/08/2015 10:39:00 PM www.mulatadourada,com.br 2 Commentário


Meus cabelos quando criança, na adolescencia até os dis de hoje.

História dos meus cabelos.


Olá douradas tudo bem?

E hoje o post é sobre transição capilar.
Postei lá na Fan Page do Facebook perguntando as seguidoras se era de interesse eu postar algo sobre cabelos, sabe qual foi a resposta? nenhuma r* , mas tudo bem farei assim mesmo pra você que deparou aqui a procura de uma força para a sua transição.

Esse post vai ser dividido em 4 partes para não ficar tão grande.



Primeiro quero contar um pouco da historia dos meus cabelos só para que você entenda o motivo do porque eu cortei as madeixas.

A minha historia de cabelos durante minha infância foi uma das coisas que eu lembro muito bem e que sempre foi o marco da minha identidade. Cabelos longos e cacheados. Pena que eu não tenho muitas fotos pra mostrar aqui, mas a unica que tenho vai ser o suficiente pra mostrar como eram meus cabelos na infância.


história +dos+meus +cabelos


Pois bem, não nasci no Rio mas vim morar aqui muito novinha de onde eu vim  existia salões de beleza somente para adultos, e criança não tratava dos cabelos em salão, somente as nossas mães quando ia pra Capital. Eu conhecia vários produtos mas eu somente tinha acesso ao  Shampoo, o creme rince, a pomada Trim e as massagens de abacate e azeite de mamona  que eu mesmo fazia e passava nos meus cabelos. Eles eram longos, lindos e com cachos maravilhosos!

Bem, já morando no Rio de Janeiro com idade de 13 anos e sem responder pelos meus desejos, (pois criança na minha época não tinha gostos, tinha que ser o gosto dos pais e dos responsáveis que as criavam). Então tínhamos que fazer o que eles queriam, sabíamos que na quela época e ainda hoje certas privacidades que nossos responsáveis nos dava era pra nosso bem, só que com uma diferença. Hoje em dia uma criança de 13 anos, aliás uma adolescente de 13 faz com seus cabelos o que bem entendem.

E eu? na década de 70? coitada de mim. Quando cheguei no Rio de Janeiro e minha tia viu a minha juba (cabelos) ela quase infartou. No dia seguinte eu já estava na cabedeleira fazendo uma coisa que eu jamais imaginaria que existia. Adivinha? Isso mesmo! alisando os cabelos, tirando toda a beleza dos meus cachos que eu tanto amava.  Gente! era horrível,  a mulher passava uma pasta fedida nos meus cabelos que ardia meu couro cabeludo e que depois de de 2 dias pronto, criava uma feridinha e o pior eu ainda tinha que colocar os cabelos no Bobs (rolos). E dormir com aquilo na cabeça? era um inferno! Crédo!. Gosto nem de lembrar.
historia+dos+meus+cabelos


Dai um dia eu já com uma tromba cheia de raiva porque eu não queria fazer aquilo perguntei pra minha tia.
- Poxa se eu estou fazendo esse sacrifico pra tirar os cachos né! e porque eu tenho que cachear eles com esses bobs? e ainda tinha o dia da touca com grampos. Não entrava na minha cabeça aquilo gente! era muito sofrimento pra ter um cabelo lizo que eu nunca tinha tido, e não gostava.

historia+dos+meus+cabelos

historia+dos+meus+cabelos

                        O máximo que eu deixava ele crescer era esse tamanho

historia+dos+meus+cabelos


             Gente! isso não é uma touca .. kkk são meus cabelos alisados

Que fique bem claro, eu amo cabelos lisos, mas na cabeça de outras pessoas, as que nascem com cabelos lisos, na minha cabeça não cai bem eu já usei por livre e espontânea pressão e não gostava.
historia+dos+meus+cabelos

histria+dos+meus+cabelos

Bem, usei por muito tempo meus cabelos assim escorridos. Depois de alisados, um belo dia eu já casada e com a minha liberdade podendo fazer da minha vida o que eu bem entendia... Um belo dia, nos meus ataques de beleza,  cortei os cabelos porque eu tinha uma festa pra ir e meus cabelos  nesse dia resolveram ter vida própria, nada se encaixava dai resolvi meter a tesoura neles e no momento da raiva, cortei até o couro cabeludo. Fiz um BC sem saber o que era isso.
A foto eu não vou mostrar porque o corte ficou um caminho de rato.E eu fiquei horrível. kkkkk

Pronto. Resolvi que não ia mais fazer o alisamento. Dai eles começaram a crescer ao natural e ai sabe como é né!  " O costume do cachimbo faz a boca ficar torta"  minha família, os amigos, todo mundo ficava... Nossa! esse cabelo tá feio, esse cabelo tá inchado, esse cabelo tá rebelde, esse cabelo tá duro, esse cabelo tá.... Ai eu não liguei para o que o povo falava até que um dia eles ficaram assim. e todos elogiaram.
historia=dos+meus+cabelos
                                                                  Eles ao natural


Dai pra eu não ficar ouvindo esse bando de gente falando no meu ouvido resolvi não alisar, e optei por fazer o Relaxamento capilar (É um tipo de alisamento disfarçado pra domar um pouco os cachos )
Fiquei fazendo relaxamento no salão Instituto Beleza Natural por muitos anos,  não tenho o que reclamar, pois eu não fazia com frequência e quando eu ia "fazer os cabelos" eu sempre pedia pra não retirar (alizar) meus cachos.  Era mesmo só pra domar um pouco os fios. Tipo: Um relaxamento mal feito pra não acabar com a estrutura dos meus fios.

                                Aqui  com eles já  relaxados.
historia=dos+meus+cabelos

historia+dos+meus+cabelos


Não tenho o que reclamar do Instituto beleza Natural não. Sempre gostei. Mas tinha uma coisa que me incomodava muito, que era não poder usar produtos que não seriam os do próprio salão, por conta da incompatibilidade dos mesmos.

Eis que a idade bateu a minha porta e meus cabelos brancos começaram a surgir, até um bom tempo eles aceitaram o tonalizante do BN que é um tipo de tintura que não agride tanto os fios relaxados. O tempo foi passando e os cabelos brancos já não aceitavam mais o tonalizante, dai eu entrei em parafuso,  pirei na batatinha, e resolvi clarear com mais frequência.
historia+dos+meus+cabelos

historia+dos+meus+cabelos

Gente! e nessa altura do campeonato, meus cabelos estavam longos, lindos e bem tratados, tanto que eu fui contratada pra ser modelo do salão. Mas eu tinha que tomar uma decisão séria. E a coragem pra cartar esse cabelão? e a autoestima da pessoa? e eu me vendo sem cabelos? e isso e aquilo? só em pensar no famoso BC (Big Chop) = Grande corte ou Corte dos cabelos com química de uma vez só). Eu já tremia nas bases.

Não tinha outro jeito, ou eu ficava com cabelos relaxados longos, com cachos lindos, e brancos. Ou eu fazia o BC pra tirar toda química e voltava a ter meus cabelos naturais  assim cacheados como Deus me deu,  podendo tingi-los, fazer luzes, pintar, usar cremes diferentes entre outros.
historia+dos+meus+cabelos
                                                    Olha os brancos gritando

historia+dos+meus=cabelos+


Conclusão: Resolvi tomar coragem, respirei fundo e fiz o meu primeiro corte. Eu mesmo peguei a tesoura e fui cortando aos  poucos durante um mês, toda semana eu cortava um pouco e quando vi os cabelos já estavam curtos, foi ai que procurei uma cabeleira especializada em cabelos cacheados e fui  fazer o bendito BC. (depois nos posts seguintes do blog conto como foi)

Pois bem, essa historinha toda é só pra falar o porque cortei minhas madeixas, e ajudar na motivação de muitas pessoas que eu sei que existe por ai tentando voltar com seus cachos naturais e não tem coragem. Cada uma com sua historia. 
                           
   E eles estavam assim quando eu cortei em Novembro de 2014


      Dá pena né! mas é aquilo "Nunca poderemos deixar pra amanha, o que podemos fazer hoje"


Lembrando que todas as pessoas tanto as com cabelos cacheadas como as com cabelos alisados, as com cabelos relaxados, as lisas, encaracoladas, afros, e quem mais quiser. fiquem a vontade e vamos trocar idéias, tirar duvidas, trocar receitinhas de tratamentos e nos ajudar. porque juntas somos mais fortes. #juntasteremososcachosdossonhos.

E a historia continua no próximo post.

E se você gostou por favor deixa seu  comentário e sugestão para os próximos posts. 

Beijos e até breve.

Postagens Relacionadas

2 comentários:

  1. linda!faltou a foto de quando você competiu pra pra misse shopping Rio Sul

    ResponderExcluir
  2. :c Nem lembrei dessa fase. kkkkkk essa epoca eu usava os cabelos alizados. kkkk Beijos e obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir

Olá Leitores(as) Seja bem vindos! e uma(um) SEGUIDOR VIP.

Na parte SEGUIDORES DO BLOG, clique em PARTICIPAR DESTE SITE. E Cadastre-se.

Aviso: Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderadas. Beijos dourados